Escapadinha pela Linha da Beira Baixa
Parta à descoberta de uma região com castelos encantados, portas de pedra que se abrem à sua passagem e museus que escondem histórias únicas. Tudo isto e muito mais numa viagem pela Linha da Beira Baixa, num dos mais autênticos e singulares percursos de caminho de ferro de Portugal.
Datas: 07 Nov | 19 Dez | 27 Fev | 20 Mar |
Quem o acompanha nesta escapadinha: Mateus Brandão. Ao longo de mais de sete anos, Mateus Brandão é parte integrante da equipa de líderes da conceituada agência NOMAD e tem conduzido dezenas de grupos por todo o mundo, poucas coisas são mais enriquecedoras do que partilhar a sua experiência e o seu conhecimento local com os viajantes que o acompanham. Lidera viagens em África (Do Cabo a Zanzibar), no continente asiático (de Singapura a Banguecoque e de Moscovo a Pequim – Transiberiano) e na Europa (de Viena a Istambul – Expresso do Oriente), mas não esconde o seu encanto por Portugal, procurando, sempre que possível, dar igualmente a conhecer e a experienciar os caminhos mais insuspeitos do seu próprio país. Das suas aventuras, conta já dois livros editados.
Itinerário: O percurso tem início junto ao Convento da Sertã Hotel, pelas 8h da manhã. Neste local, os viajantes tomam lugar num serviço de transfer rodoviário que os levará até Vila Velha de Ródão, onde visitarão o castelo do rei Vamba, cuja beleza e imponência não impediram o castelo que fosse amaldiçoado e tudo por causa de amores proibidos.
Seguidamente, decorrerá um passeio de barco com passagem pelas Portas de Ródão, um local que parece saído de um conto de fadas mas que é bem real, com uma imponente garganta escavada pelo rio nas cristas quartzíticas da serra do Perdigão.
A viagem depois faz-se de comboio entre Vila Velha de Ródão e Entroncamento, num dos trechos mais belos da Linha da Beira Baixa.
Chegados ao Entroncamento temos a visita ao Museu Nacional Ferroviário, um local onde a herança ferroviária do país está bem patente e em que é possível conhecer alguns dos comboios mais míticos que circularam pelas nossas linhas.
A parte da manhã termina com um serviço de transfer para Tancos, onde decorrerá o almoço.
Findo o repasto, iremos ‘mergulhar’ num dos mais belos e icónicos castelos portugueses, Almourol. Povoado de histórias e lendas, esta maravilhosa fortificação construída pelos Templários foi decisiva na defesa do reino de Portugal contra as invasões mouras.
Terminada a visita, seguir-se-á a viagem, por serviço transfer, até à Sertã, com passagem por Belver, onde se encontra outro dos castelos míticos do nosso país.