Azeite Alfredo

Azeite Alfredo

A sua oferta de Natal: uma edição especial da garrafa de azeite Alfredo, que pode reutilizar com o D'elvira Azeites.

Casa Fernandes: História e Tradição

A história da "Casa Fernandes" começa na década de 1930, por iniciativa de Augusto Fernandes, um autêntico visionário que decidiu construir uma fábrica de resina em Oleiros. Posteriormente, estendeu a atividade aos ramos do imobiliário e da agricultura, tornando a empresa num dos maiores empregadores do concelho.

Augusto Fernandes era reconhecido pelos seus pares pelas enormes qualidades que possuía e pela sua visão estratégica. Talvez por isso, chegou a desempenhar o cargo de presidente da Câmara Municipal de Oleiros, entre 1940 e 1949. Foi responsável, entre outras, pela eletrificação da vila de Oleiros e pela conclusão da estrada entre Oleiros e Foz do Giraldo (que pagou do seu bolso). Liderou a autarquia nos difíceis anos do racionamento imposto pela Segunda Guerra Mundial, garantindo que "o pão necessário à alimentação do povo nunca tenha faltado".

A sua morte prematura em 1949, quando era já dono de uma vasta fortuna, causou grande consternação. Sucedeu-lhe na liderança da empresa, o seu genro Alfredo da Silva Fernandes, que concluiu alguns projetos e manteve a estratégia até aí seguida, construindo uma nova fábrica de resina e um lagar de azeite. Também ele seria presidente da Câmara de Oleiros em vários mandatos.

Nos finais dos anos de 1980 o sector da resina entrou em crise, o que levou a que a Casa Fernandes abandonasse o investimento nesta área de negócio. O espetro de crise pairava sobre a empresa, que se adensou com a morte, em 2010, do então líder da Casa Fernandes, Augusto Fernandes (neto do fundador da empresa e que com ele partilhava o mesmo nome)

Após a sua morte, casei aos 30 anos com uma neta e bisneta de industriais/empresários da resina. Ai como disse Alfredo da Silva a Manuel Mello "Casas com a minha filha, casas com a CUF!"; também eu apaixonei-me e ganhei um amor por esta casa e tento reativar o seu sucesso, tendo como base um produto: o azeite. A Casa Fernandes aposta, neste momento, em diferentes segmentos, desde a olivicultura até à floresta e passando pelo sector imobiliário.
Reforçámos a plantação de novos olivais e entrámos no mercado com um produto laborado totalmente à moda antiga, desde a apanha até à saída do lagar, lagar esse, ainda tradicional de prensas. O Azeite da Beira Baixa é de uma qualidade única, proveniente totalmente de uma variedade, a Oliveira Galega. Neste momento, temos duas marcas de azeite: o D'elvira Azeites e a Edição Especial "Alfredo".

Mais info: 963 081 315 |  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.